Wednesday, April 17, 2019

Fátua para mulheres: jejum - retomada do sangramento pós-natal

AoA


Fátua: é um pronunciamento legal no Islã emitido por um especialista em lei religiosa, sobre um assunto específico.


P: A Nufasa ficou limpa dentro de uma semana após o parto e ela observou vários dias no Ramadã depois disso ela começou a sangrar novamente. Ela tem que se abster de jejuar, e ela tem que compensar os dias que ela perdeu e também aqueles que ela observou?

R: Quando a Nufasa ficar limpa antes do final dos 40 dias, ela deve observar o jejum. Ela deve, no entanto, parar de jejuar e orar se a hemorragia recorrer até completar os 40 dias, que é o número máximo de dias para o período pós-natal, após o qual ela deve tomar banho mesmo se a hemorragia continuar, e realizar Wudu* para cada Salat até o sangramento parar. Isso foi o que o Profeta PBUH instruiu a Mustahadah a fazer. É lícito a essa mulher, no final de quarenta dias, se envolver em relações sexuais com o marido, mesmo que o sangramento continue. Ela tem que executar Salat regularmente e observar rapidamente se esta situação acontecer no Ramadã. - (Shaikh bin Baz)

                                                              
*Antes de praticar a oração, um dos principais pilares práticos do Islã, o muçulmano deve fazer o preparo chamado de Wudu. Rito citado no alcorão que além da limpeza física, visa especialmente a purificação e o preparo espiritual antes da oração. Pois para realizar o Wudu o muçulmano deve estar limpo fisicamente. (www.arabesq.com.br)




Do livro Selected Fatwa for Women
Por: Muhammad bin Abdul-Aziz Al-Musnad




No comments:

Post a Comment

Fátua para mulheres: oração - mulheres nas mesquitas

AoA Fátua:  é um pronunciamento legal no Islã emitido por um especialista em lei religiosa, sobre um assunto específico.   P: As mul...