Friday, May 25, 2012

Ghee


Que a comida Paquistanesa e apimentada e fato bem conhecido mas o que muitos nao sabem e que tambem e uma comida muito gordurosa. As pessoas usam muito oleo comum (soja, girassol, canola) e ate azeite mas o Ghee e muito usado especialmente por pessoas das vilas, das tribos. Alias quanto mais afastada e a vila mais apimentada e oleosa e a comida. Para os paquistaneses isso e normal mas tenho que confessar que pra uma estrangeira e especialmente vinda de um pais onde muito se fala de cuidar da saude do coracao e de cuidar da pressao, a forma como o oleo e consumido aqui assusta. O ghee e uma manteiga clarificada usada para frituras e preparacoes em geral, sendo a melhor gordura para cozinhar. O seu sabor, eu tambem tenho que confessar, e insubstituivel mas e um periiiiigo. Segue o ingrediente e o modo de preparo do ghee:

1kg de manteiga sem sal (a mais fresca possivel)

Coloque a manteiga numa panela forte, pois sera mais facil de a manteiga, quando derretida, nao queimar. Deixe a manteiga derreter em fogo baixo ate comecar a fazer espuma. Com uma colher grande tire a espuma e coloque-a numa tigela. Abaixe o fogo ao maximo e continue. Pouco a pouco a manteiga vai se clarificando e pedacos de solidos virao a tona. Esses solidos comecarao a ficar mais crocantes e espumosos. Tome cuidado para nao deixar queimar o ghee. Continue retirando a espuma ate que o ghee apresente uma cor amarelo-ambar e os solidos nao venham mais a tona. As poucas impurezas que permanecem no fundo podem ser coadas despejando-se o ghee num recipiente. O ghee pode ser guardado tampado indefinidamente sem refrigeracao. Os solidos devem ser dispensados . O ghee tambem pode ser colocado na geladeira, para manter seu sabor sempre fresco.





*fonte livro gosto superior

No comments:

Post a Comment

Fátua para mulheres: oração - mulheres nas mesquitas

AoA Fátua:  é um pronunciamento legal no Islã emitido por um especialista em lei religiosa, sobre um assunto específico.   P: As mul...